5 maiores erros na hora de mestra e jogar d&d
1 - Falta de Organização.
Esse é um erro crucial que todos os mestres cometem (inclusive eu de vez enquando). A empolgação de começar a sessão de jogo é tanta que muitos não se organizam adequadamente separando material de jogo, anotações sobre a história, mapas,etc. Isso atrapalha o andamento do jogo, pois o mestre terá que interromper a narração para procurar tais materiais que ele não separou com antecedência. DICA: no caso de tabelas de livros, fichas de monstros e tabelas de informações dos PJs, seria bom o mestre tirar uma cópia antes de começar a sessão para referencia rápida.
2 - Falta de Moral na Mesa de Jogo.
Esse é um clássico. Você é tão amigo dos PJs que eles não te dão o devido respeito. O jogo vira uma bagunça porque toda hora alguem interrompe você. Isso atrapalha o andamento do jogo e quebra todo o clima de uma boa narração. DICA: deixe em claro que VOCÊ é a porra do mestre! Não tenha medo de tirar experiencia dos jogadores que te desrespeitarem. Seria legal avisá-los quando faz isso, assim eles aprendem mais rápido.
3 - Não Exigir Interpretação
Ora, o que é o RPG senão um jogo de interpretação? Então porque não interpretar? Sem isso o jogo perde o sentido e fica uma coisa robótica, como um jogo de tabuleiro apenas. Já participei de mesas onde ninguém interpretava e foi excessivamente chato. DICA: pontue com experiência os jogadores que interpretam mais e melhor. Assim você logo verá que todos os outros estarão interpretando também. E é claro, VOCÊ também DEVE interpretar seus NPCs.
4 - Permitir Jogadores DEMAIS
Imponha um limite de jogadores na sua mesa. Acredito que 7 é o ideal, mas isso varia de mestre para mestre. Só você vai saber qual o numero ideal de jogadores na sua mesa. Jogadores de mais atrapalham o seu controle, a mesa vira uma bagunça. A gritaria vira a lei, porque cada um quer falar mais alto que o outro. resumindo: CAOS TOTAL. DICA: Como disse, não tenha medo de impor limites, isso vale para a quantidade total de jogadores. Somente você sabe o quanto você suporta.
5 - Esquecer da Diversão
O MAIOR ERRO DE TODOS!!! O RPG é um jogo, e como todo jogo foi feito para divertir e não para estressar. Quanto mais jogadores e quanto maior o tempo de mesa, mais os jogadores tendem a brigar entre si. DICA: no momento em que o jogo começar a estressar…PARE! Se não é divertido, não vale a pena. Espero que esse pequeno artigo tenha ajudado a maioria…quando der escrevo outro.
Comentários
Postar um comentário